TCI – TERAPIA POR CONTENSÃO INDUZIDA
Tratamento com abordagem comportamental para neuroreabilitação derivada da neurociência básica, utilizando como pilares fundamentais da terapia o treino da tarefa orientada intensivo com repetição, pacote de métodos comportamentais onde paciente se compromete em executa-lo nesta fase e restrição do membro superior menos afetado.
Objetivo:
Promover aumento e melhora do uso do membro superior de pacientes agudos/crônicos com déficits neurológicos com sequelas do uso assimétrico dos MMSS (Exemplo: AVC, Paralisia Cerebral).
A triagem/avaliação é um meio de avaliarmos a condição motora do paciente e verificar se o mesmo se enquadra no protocolo da TCI.
Após a triagem do paciente e o mesmo sendo elegível à terapia, haverá restrição do membro superior menos afetado. O paciente é orientado pelo profissional manter 90% do seu tempo diário a restrição do braço menos afetado. Sendo necessários 12 dias por 3 horas diárias consecutivas, sendo a primeira terapia para triagem e último dia para devolutiva do tratamento.
Será realizada em sala apropriada para a aplicação dos testes onde inicialmente serão analisados a movimentação ativa de ombro (abdução e flexão maior ou igual a 45º); cotovelo (extensão maior ou igual 20º ), punho (extensão maior ou igual a 10º) dedos ( extensão maior ou igual a 10º ) e polegar (extensão ou abdução maior ou igual a 10º) e ou extensão de pelo menos dois dedos maior que zero graus.
Avaliação do equilíbrio, no qual o paciente deverá ser capaz de manter-se em pé de forma por 2 minutos e transferir-se com de forma segura e independente, e conseguir passar do sentado para em pé de forma independente.
Aplicação da escala Motor Activity Log (MAL) onde a pontuação deverá ser menor que 2,5. Essa escala é validada para analise da qualidade e quantidade de movimento realizado com o braço acometido. Aplicação da escala WMFT.
Mini mental pontuar 24 pontos ou mais.
Contra-Indicação:
- Déficit visual, auditivo ou mental;
- Afasia;
- Dor em membro superior afetado (EVA 0-10);
- Pacientes que aplicaram bloqueio químico (Botox) nos últimos 3 meses e sugestão de não realizar a aplicação nos meses seguintes a TCI;
- Sugerimos a exclusão de outras terapias somente durante a aplicação do protocolo para evitar fadiga física e mental do paciente.
Informações Adicionais:
Após aplicação do protocolo o terapeuta irá inclui-lo ou não à TCI. Se houver a inclusão o paciente será orientado, através de termo livre esclarecido, sobre a permanência 90% do tempo com o braço com menor acometimento e/ou sem lesão restringido, durante os 10 dias de protocolo. Só retirando a restrição em caso que acometa a sua segurança, quando a atividade motora requer o uso das duas mãos, para se alimentar e no uso de água.
Tempo da terapia: 3 horas diárias por 12 dias
Crianças/Homens/Mulheres: Trazer pedido médico com Diagnóstico e encaminhamento para TCI. Realizar avaliação para enquadramento na técnica.
Roupa Especial: Top para as mulheres embaixo da camiseta. Para os homens camiseta que tenha fácil acesso ao ombro. Crianças traje leve e confortável.
Agendamento: Após avaliação inicial, agendamento do retorno sequencial de mais 3 horas por 12 dias consecutivos. Totalizando 12 dias de terapia (36 horas).
Informações Adicionais de Prazo de Entrega do relatório: 10 dias após a finalização do protocolo.